Lipoaspiração

Lipoaspiração


A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico utilizado para a retirada de acúmulos localizados de gordura em determinadas áreas do corpo. A lipoaspiração melhora sensivelmente o contorno corporal, mas não representa uma alternativa para emagrecimento. Podendo-se ainda aproveitar a gordura retirada para ser injetada, corrigindo defeitos ou melhorando o volume de determinada área, lipoescultura.

Existem vários métodos de lipoaspiração (tumescente, úmida ou superwet e seca), existem vários equipamentos que podem auxiliar uma lipoaspiração além do lipoaspirador e podem receber inúmeros nomes, porém em resumo se dividem em três tipos: laser, ultrassom e vibrolipo. Para dificultar ainda mais temos vários nomes ou apelidos que a lipoaspiração pode receber (hidrolipo, microlipo, minilipo, HLPA, laserlipolise, vibrolipo, ultralipo, etc) fazendo parecer que se tratam de procedimentos diversos, em verdade são todos parecidos com a mesma finalidade, não podendo se atribuir superioridade de resultado devido ao método. O resultado depende muito mais da capacidade e presteza do profissional do que do método.

Pode ser realizada utilizando-se anestesia geral ou mesmo bloqueio raquimedular (peridural ou raqui) dependendo do volume e das áreas a serem aspiradas. Em algumas situações que envolvem a retirada de pequenas áreas, a anestesia local com ou sem sedação também pode ser utilizada. A depender da quantidade de volume retirado, o paciente pode ter alta no mesmo dia.


A recuperação é relativamente mais rápida e tranquila do que os outros procedimentos cirúrgicos de maneira geral, porém é um pouco mais dolorida nos dois primeiros dias de pós-operatório. Existe um edema grande nas duas primeiras semanas após a cirurgia que vai diminuindo com o tempo e com as drenagens linfáticas, que geralmente se iniciam entre 24 e 72 horas após a cirurgia.

Os resultados serão notados logo após a cirurgia, mas o resultado definitivo somente após alguns meses. Alguns pequenos retoques podem ser eventualmente necessários após a completa cicatrização.